Gerson Barreto e Oscar Moreira, Consultor da FEDERAMINAS, em reunião na Câmara Municipal

Às 14:00 horas do dia 31/07/2017, esteve reunido com o Vereador Presidente, Gérson Barreto, no Salão Nobre desta Câmara Municipal, o Consultor e Representante da FEDERAMINAS, DR. OSCAR MOREIRA.

Na referida reunião, o Consultor e Representante da FEDERAMINAS, fez uma breve demonstração do PROGRAMA PRÓ-MUNICÍPIO, um diagnóstico situacional preliminar do Município de Além Paraíba.

O Projeto Pró-Município tem como objetivo gerar desenvolvimento econômico e social em municípios no esforço para integração das entidades empresariais, sociedade civil e do Poder Público local, dentro dos preceitos associativistas, estruturando sistemática de governança, embasada em planejamento e execução efetiva de ações, em prol de um crescimento ordenado e monitorado por esses mesmos agentes.

O Vereador Presidente Gérson Barreto, participou do Curso de Desenvolvimento do Município na ACEAP/SEBRAE, o que possibilitou agora esse estreitamento junto a FEDERAMINAS, e que, o mesmo se mostra muito preocupado com o desenvolvimento da Cidade de Além Paraíba, pois, em decorrência do alto índice de desempregados fará todo esforço para atrair empresas visando a geração de emprego e renda para a população, mediante isso, tem se esforçado para interagir com órgãos que possam possibilitar a retomada do crescimento e trazer condições para as mais variadas alternativas de geração de emprego para os necessitados.

Para que todos tenham conhecimento, o Conselho de Desenvolvimento, a ser implantado neste projeto, será composto pelas instituições participantes contendo, a princípio, cinco representantes da classe empresarial, cinco da sociedade civil e cinco membros indicados pelo Poder Público, e se dividirá em câmaras técnicas setoriais, formada por profissionais técnicos, a fim de estudarem problemas e soluções para cada setor do município gerando um planejamento de curto, médio e longo prazo, focando no desenvolvimento local.

A implantação do projeto visa especificamente a estruturação e implementação de Conselhos de Desenvolvimento sustentáveis que se viabilizarão pela consolidação de Lei Municipal prevendo esse mesmo Conselho e sua sustentabilidade pelo Município.

A intenção é de permitir que o Conselho, já instalado, torne sustentável e apto para a continuidade do trabalho, conforme objetivo deste esforço, com resultados levantados de um a dois anos após a implementação do sistema, avaliar o que executou.

Dessa forma, o presente diagnóstico situacional foi desenvolvido por intermédio de pesquisa de dados (diretos e indiretos), alem de discussões e entrevistas com os membros da Associação Comercial local ACEAP, se permitindo a interpretação e objetivando subsidiar o início dos trabalhos a serem desenvolvidos em campo.

Na oportunidade, o Vereador Presidente, Gérson Barreto, analisando o perfil dos empreendimentos do município e suas necessidades, salientou a importância que se faz acerca do potencial de geração de emprego e renda das empresas para beneficiar a população, tendo o mesmo preenchido formulário de pesquisa da FEDERAMINAS sobre o diagnóstico vocacional e características do Município de Além Paraíba/MG.

Ainda não comentaram. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Insira seu email. Campos requeridos estão marcados com (*).