Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito, representantes do IBGE e representante do EMATER

Nesta terça-feira, dia 08/08/2017, às 14:00 horas, reuniram-se na Prefeitura Municipal desta cidade, o Vereador Presidente, Gérson Barreto, juntamente com os Vereadores Leidimar Antônio Pereira Diogo (Mazinho), Afrânio de Deus da Silva (Polenta), o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Junior, o Vice-Prefeito, Dr. Paulo Henrique Marinho Goldstein, o Dr. Sebastião César Almeida Machado, o Dr. Daniel Alves Nogueira – representantes do IBGE -, o Dr. Joilson Ribeiro Gomes – representante do EMATER – e o Responsável pelo Setor de Agricultura da PMAP, Dr. Paulo Rocha, com a finalidade de tomar ciência e tratar da realização do Censo Agropecuário 2017, que se realizará no Município de Além Paraíba a partir de 01 de Outubro de 2017.

Considerando que uma operação de censo desta natureza com tais proporções não pode ser realizada sem o apoio da sociedade, das autoridades e de estruturas locais que viabilizem o suporte necessário à coleta dos dados de grande importância para o município, o IBGE está convocando os governos municipais, instituições e organizações a constituírem as suas Comissões Municipais de Geografia e Estatística – as CMGEs.

A referida pesquisa pretende investigar e levantar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aqüicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Serão coletados dados em Além Paraíba junto aos produtores rurais, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor, referidos ao período de 01/10/2016 a 30/09/2017 para o Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018, sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária a produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

O Presidente desta Câmara Municipal, Gérson Barreto, ressalta a relevância desta pesquisa para a promoção de políticas públicas voltadas para produtores rurais do município e região, fazendo com que diminuam os grandes índices de desemprego e propiciando desenvolvimento econômico e social para a cidade.

Ressalta ainda a importância de os produtores rurais responderem ao questionário do Instituto IBGE, pois proporcionará o levantamento de um diagnóstico das necessidades dos produtores, tornando possível aos Poderes Legislativo e Executivo a formulação de legislações para dinamizarem a organização do setor, resultando em geração de emprego e renda, como também no aumento da produção dos atuais investidores produtores rurais.